Anúncios
Hoje trouxemos um guia para ajudar quem deseja financiar um imóvel pela Caixa Econômica Federal (CEF).
O sonho da casa própria é algo que muitos brasileiros têm, pois para eles representa mais segurança e estabilidade. Mas nem todos dispõe do capital necessário para isso. E é aí que o financiamento imobiliário chega como uma possibilidade para realizar esse sonho.
Anúncios
Mas muitos ainda possuem dúvidas sobre o processo para a realização de um financiamento desse tipo. Foi por isso que preparamos este artigo com um passo a passo para te ajudar.
Quais as regras para financiar um imóvel pela Caixa?
Para conseguir a quantia da Caixa para adquirir um imóvel, é necessário estar atento aos seguintes requisitos:
– O cliente pode financiar o imóvel em até 360 meses;
– Ele pode comprometer até 30% da renda com as parcelas desse financiamento;
– Há como optar por um contrato do tipo SAC (com a Caixa financiando até 80% do valor do imóvel) ou PRICE (onde a CEF financia até 70% do valor);
– E a Caixa ainda oferece diferentes taxas de juros: juros de 8% a 9,75% (prefixado); juros de 6,50% a 8,50% + Taxa Referencial (TR); juros de 2,95% a 4,95% + IPCA (taxa de inflação).
Quais documentos são necessários para financiar um imóvel?
Para fazer o seu financiamento pela Caixa é preciso providenciar os seguintes documentos:
– Documento de identidade (RG ou Carteira Nacional de Habilitação), devendo ser o original e a cópia;
– CPF (original e cópia);
– Carteira de trabalho;
– Comprovante de estado civil;
– Comprovante de renda;
– Extrato do FGTS;
– Declaração de Imposto de Renda;
– Certidão negativa de protesto;
– Comprovante de endereço.
E você deve providenciar também os documentos do imóvel que pretende financiar, tais como: certidão negativa do IPTU, título de propriedade com o respectivo registro, certidão dominial vintenária, entre outros.
Passos para financiar seu imóvel pela Caixa
Veja agora quais os passos necessários para financiar um imóvel pela Caixa Econômica.
Faça uma simulação
O primeiro passo do financiamento imobiliário é realizar uma simulação. A partir daí você saberá sobre as condições para financiar o imóvel e pode escolher a que atende as suas necessidades e cabe no seu orçamento ou no orçamento da sua família.
Veja aqui o passo a passo para fazer essa simulação pela Caixa.
Apresentação dos documentos para análise de crédito
É nesse momento que a CEF verá se é possível liberar a quantia para você, depois de analisar seu histórico financeiro. É importante manter todos os documentos atualizados para ter mais chances de conseguir o financiamento.
Análise do imóvel
O passo seguinte é a Caixa enviar um engenheiro para realizar uma vistoria no imóvel que você pretende adquirir. Assim será possível saber sobre suas condições, seja ele novo ou usado.
Tudo certo? É hora de assinar o contrato para financiar um imóvel
Se for recebido um sinal verde, tanto com a liberação do crédito quanto com a situação dos seus documentos, dos documentos do imóvel e das condições desse imóvel, então você terá que assinar o contrato de financiamento na agência da Caixa.
Mas há ainda que se dirigir até o cartório para realizar o registro do imóvel no seu nome. E nesse processo existirão taxas para serem pagas, que são as taxas de transmissão de impostos do processo.