Financiamento Imobiliário Caixa: veja como fazer o seu – Notícias Curiosas

Financiamento Imobiliário Caixa: veja como fazer o seu

Descubra como fazer Financiamento Imobiliário Caixa de forma simples e acessível, tornando o sonho da casa própria uma realidade. O Financiamento Imobiliário Caixa é uma opção popular e vantajosa para quem busca adquirir um imóvel, e para obter sucesso nesse processo.

Financiamento Imobiliário Caixa: veja como fazer o seu

Anúncios

Tire todas as suas dúvidas sobre o financiamento imobiliário Caixa. Neste artigo há informações sobre o processo para a contratação, requisitos e mais.

O sonho de poder sair do aluguel é algo que casais, famílias com filhos e mesmo pessoas que moram sozinhas têm. E a Caixa é hoje um dos principais fornecedores de crédito imobiliário do Brasil, tendo ajudado vários clientes a conquistarem a casa própria.

Anúncios

Dentre as vantagens de contratar um financiamento imobiliário Caixa estão: prazo de até 35 anos para pagar, possibilidade de realizar amortização, ter acesso a parcelas de até 30% o valor da renda do contratante, etc.

O que é o financiamento imobiliário Caixa

Seja para a compra de uma casa, apartamento ou, ainda, para a compra de um terreno, o financiamento imobiliário é a solução. Inclusive, por meio dele se pode comprar um imóvel novo ou usado e até mesmo na planta.

A Caixa libera uma quanta, que geralmente pode ser de até 80% do valor do imóvel, tendo você apenas que providenciar a entrada (ou pode negociar isso com o vendedor). E após isso há como escolher valor das parcelas e o prazo.

Mas para que o cliente consiga que a Caixa Econômica Federal (CEF) libere o crédito que precisa, é necessário antes passar por uma série de critérios. Esses critérios ajudam a Caixa a saber se esse cliente atende aos requisitos e poderá honrar com o compromisso.

E entre os parâmetros usados pela CEF para a liberação do crédito há:

– A Caixa financiaria até 70% do valor para contratos do tipo PRICE e até 80% do imóvel para os do tipo SAC;

– Se tratando dos contratos PRICE, há um prazo de até 240 meses para a realização do financiamento, enquanto isso, nos contratos SAC esse prazo é de até 360 meses;

– A Caixa permite que o interessado comprometa até 30% da sua renda com o financiamento;

– Há como escolher diferentes métodos para aplicar a taxa de juros como: de 2,95% a 4,95% + IPCA (taxa de inflação); de 8% a 9,75% (que é o prefixado); de 6,50% a 8,50% + Taxa Referencial (TR);

– Porém o máximo que se pode financiar pela Caixa referente a imóveis é R$ 1,5 milhão nos contratos SFH, porém sem limites no caso dos SFI.

Requisitos para ter acesso ao financiamento

Um dos requisitos para ter acesso ao financiamento imobiliário Caixa é ser maior de 18 anos. A Caixa ainda exige que o interessado não possua restrições em seu nome e que possua fonte de renda, ainda que trabalhe como autônomo (devendo comprovar a renda).

Os passos para realizar um financiamento imobiliário Caixa

Para conseguir ter u imóvel financiamento pela CEF, siga os passos que listamos a seguir.

Simulação de financiamento

O primeiro passo é a realização da simulação. Aqui é onde você fica sabendo sobre os produtos disponíveis que mais se encaixam no seu perfil e as condições de financiamento.

Para realizar essa simulação basta acessar o site da Caixa e informar os dados solicitados no formulário online.

Dos dados pessoais, é preciso informar: nome e sobrenome, endereço, renda mensal ou renda mensal familiar, se possui imóvel, quantos compradores serão, etc.

E além dos seus dados, é necessário também informar os dados sobre o imóvel que pretende financiar.

Há como realizar a simulação acessando o site oficial da Caixa pelo link a seguir: https://habitacao.caixa.gov.br/siopiweb-web/, lá basta clicar em “Simulador Habitacional”. Pessoas física ou jurídicas podem usar essa plataforma para a simulação.

Prepare os documentos

Depois da simulação e de ter encontrado um produto adequado, havendo chances de você se qualificar, agora você deve preparar a documentação para dar entrada no financiamento. Os documentos que a Caixa solicita hoje são:

– Documento de identificação com foto, tais como: RG ou CNH;

– CPF;

– Um comprovante de endereço e outro de estado civil;

– Comprovante de renda (como pró-labore, no caso de empresário, ou holerite, no caso de funcionário CLT);

– Extrato do FGTS;

– Declaração de imposto de renda;

– Carteira de trabalho.

A realização da análise de crédito

A etapa seguinte é a análise de crédito. É aqui que o banco verá se você possui condições de arcar com os seus compromissos.

O processo de análise de crédito verifica o histórico financeiro do interessado, seu score de crédito, a Caixa também analisa se o cliente pode usar o FGTS como parte do pagamento, etc.

Caso você possua uma conta na CEF que sempre movimenta, então pode aumentar suas chances de aprovação. Nesse caso, você pode ir até sus agência. Mas se ainda não é correntista, deve ir em qualquer agência para realizar o processo.

Dados do imóvel

Com a aprovação do crédito imobiliário, você já pode escolher o imóvel que deseja adquirir. Mas tome o cuidado de ir em busca de imóveis que tenham regularização, pois se não for assim a Caixa não liberará o crédito, ainda que o financiamento seja aprovado.

É necessário que esse imóvel não possua nenhuma pendência, pois a CEF não autorizaria a compra.

Avaliação do imóvel por um profissional

O próximo passo é a realização de uma avaliação técnica do imóvel por um especialista contratado pela Caixa. Nesse processo é levado em consideração o estado de uso do imóvel e também questões como o preço de venda. É um engenheiro quem fará esse processo.

Mais um passo importante, dentro disso, é que a CEF fará uma avaliação dos documentos do imóvel. É necessário solicitar ao vendedor esses documentos atualizados. Com isso, o profissional emitirá um laudo técnico do imóvel.

Contrato de financiamento imobiliário Caixa

Ao concluir corretamente cada uma das etapas anteriores, o próximo passo é a assinatura do contrato de financiamento. Nesse ponto, tanto o contratante do financiamento quanto o dono do imóvel que o está vendendo precisam comparecer na agência para assinarem o contrato.

Com isso, basta agora que você, como o novo dono do imóvel, faça o registro dele no Cartório de Registro de Imóveis. Esse processo, no entanto, possui um custo distinto em cada estado.

  • março 22, 2024
  • 6 min read

Atenção: O Notícias Curiosas não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto sobre Finanças, Cartão, Minha Casa ou Notícias em Geral. Caso isto aconteça nos avise pelo formulário imediatamente. Observações: O Notícias Curiosas trabalha para manter todas informações o mais atualizadas possível. Vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições empresariais e ou provedores de serviços de um site específico. Sobre instituições que não temos parcerias, todos os produtos indicados nesse site https://noticiascuriosas.com.br/ não tem nenhuma garantia das informações estarem atualizadas. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições empresariais que você escolher. Parceiros: Como monetizamos? Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou uma proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente sobre os produtos que escrevemos e revisamos, na ordem dos "melhores" artigos e no local que esses produtos aparecem no Notícias Curiosas. Como temos diversos produtos em nosso site, não damos nenhum tipo de garantia da qualidade e atualidade das informações de todos esses produtos, por isso garantimos e priorizamos informações dos nossos parceiros. Nos avise pelo nosso formulário de contato.

Considerações: O Notícias Curiosas se esforça para manter todas informações atualizadas e precisas. Estas informações podem ser diferentes do que você vê nos sites de instituições empresariais, provedores de serviços ou um site de produtos específicos. Em caso de instituições não parceiras, todos os produtos empresariais são apresentados sem garantia das informações estarem atualizados. Sempre que escolher sua oferta leia as condições das instituições empresariais e termos de aquisição.

Parcerias: Como ganhamos dinheiro? Recebemos uma pequena compensação das publicidades em nosso site, dos nossos parceiros quando alguém efetua uma solicitação de proposta ou é aprovado para uma empresa que indicamos. As matérias que publicamos no Notícias Curiosas são baseados em avaliações qualitativas e quantitativas de cada produto - apenas. Nossas parcerias podem influenciar sobre os produtos nos quais escrevemos e revisamos, a ordem que os produtos aparecem nos "melhores" artigos, onde e se os produtos aparecem no Notícias Curiosas e o local onde são exibidos no site. Nós apresentamos diversos produtos, como você pode ver em nosso site, não damos garantia a qualidade e atualidade das informações de todos eles, por esse motivo priorizamos e garantimos as informações de instituições parceiras.