Como financiar um imóvel pela Caixa? – Notícias Curiosas

Como financiar um imóvel pela Caixa?

Anúncios

Hoje trouxemos um guia para ajudar quem deseja financiar um imóvel pela Caixa Econômica Federal (CEF).

O sonho da casa própria é algo que muitos brasileiros têm, pois para eles representa mais segurança e estabilidade. Mas nem todos dispõe do capital necessário para isso. E é aí que o financiamento imobiliário chega como uma possibilidade para realizar esse sonho.

Mas muitos ainda possuem dúvidas sobre o processo para a realização de um financiamento desse tipo. Foi por isso que preparamos este artigo com um passo a passo para te ajudar.

Anúncios

Image

Quais as regras para financiar um imóvel pela Caixa?

Para conseguir a quantia da Caixa para adquirir um imóvel, é necessário estar atento aos seguintes requisitos:

– O cliente pode financiar o imóvel em até 360 meses;

– Ele pode comprometer até 30% da renda com as parcelas desse financiamento;

– Há como optar por um contrato do tipo SAC (com a Caixa financiando até 80% do valor do imóvel) ou PRICE (onde a CEF financia até 70% do valor);

– E a Caixa ainda oferece diferentes taxas de juros: juros de 8% a 9,75% (prefixado); juros de 6,50% a 8,50% + Taxa Referencial (TR); juros de 2,95% a 4,95% + IPCA (taxa de inflação).

Quais documentos são necessários para financiar um imóvel?

Para fazer o seu financiamento pela Caixa é preciso providenciar os seguintes documentos:

– Documento de identidade (RG ou Carteira Nacional de Habilitação), devendo ser o original e a cópia;

– CPF (original e cópia);

– Carteira de trabalho;

– Comprovante de estado civil;

– Comprovante de renda;

– Extrato do FGTS;

– Declaração de Imposto de Renda;

– Certidão negativa de protesto;

– Comprovante de endereço.

E você deve providenciar também os documentos do imóvel que pretende financiar, tais como: certidão negativa do IPTU, título de propriedade com o respectivo registro, certidão dominial vintenária, entre outros.

Passos para financiar seu imóvel pela Caixa

Veja agora quais os passos necessários para financiar um imóvel pela Caixa Econômica.

Faça uma simulação

O primeiro passo do financiamento imobiliário é realizar uma simulação. A partir daí você saberá sobre as condições para financiar o imóvel e pode escolher a que atende as suas necessidades e cabe no seu orçamento ou no orçamento da sua família.

Veja aqui o passo a passo para fazer essa simulação pela Caixa.

Apresentação dos documentos para análise de crédito

É nesse momento que a CEF verá se é possível liberar a quantia para você, depois de analisar seu histórico financeiro. É importante manter todos os documentos atualizados para ter mais chances de conseguir o financiamento.

Análise do imóvel

O passo seguinte é a Caixa enviar um engenheiro para realizar uma vistoria no imóvel que você pretende adquirir. Assim será possível saber sobre suas condições, seja ele novo ou usado.

Tudo certo? É hora de assinar o contrato para financiar um imóvel

Se for recebido um sinal verde, tanto com a liberação do crédito quanto com a situação dos seus documentos, dos documentos do imóvel e das condições desse imóvel, então você terá que assinar o contrato de financiamento na agência da Caixa.

Mas há ainda que se dirigir até o cartório para realizar o registro do imóvel no seu nome. E nesse processo existirão taxas para serem pagas, que são as taxas de transmissão de impostos do processo.

Daniela Fergulho
Daniela Fergulho

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo, ela dedicou os primeiros anos de sua carreira a trabalhar em pequenos jornais impressos regionais. Atualmente, ela atua como redatora em renomados portais de conteúdo, onde desenvolveu uma vasta experiência e habilidade em pesquisa. Especializada em economia, finanças e investimentos, ela se destaca por seu profundo conhecimento e competência nesses temas.

Artigos: 110