Financiamento Imobiliário Caixa: veja como fazer o seu – Notícias Curiosas

Financiamento Imobiliário Caixa: veja como fazer o seu

Anúncios

Tire todas as suas dúvidas sobre o financiamento imobiliário Caixa. Neste artigo há informações sobre o processo para a contratação, requisitos e mais.

O sonho de poder sair do aluguel é algo que casais, famílias com filhos e mesmo pessoas que moram sozinhas têm. E a Caixa é hoje um dos principais fornecedores de crédito imobiliário do Brasil, tendo ajudado vários clientes a conquistarem a casa própria.

Dentre as vantagens de contratar um financiamento imobiliário Caixa estão: prazo de até 35 anos para pagar, possibilidade de realizar amortização, ter acesso a parcelas de até 30% o valor da renda do contratante, etc.

Anúncios

O que é o financiamento imobiliário Caixa

Seja para a compra de uma casa, apartamento ou, ainda, para a compra de um terreno, o financiamento imobiliário é a solução. Inclusive, por meio dele se pode comprar um imóvel novo ou usado e até mesmo na planta.

A Caixa libera uma quanta, que geralmente pode ser de até 80% do valor do imóvel, tendo você apenas que providenciar a entrada (ou pode negociar isso com o vendedor). E após isso há como escolher valor das parcelas e o prazo.

Mas para que o cliente consiga que a Caixa Econômica Federal (CEF) libere o crédito que precisa, é necessário antes passar por uma série de critérios. Esses critérios ajudam a Caixa a saber se esse cliente atende aos requisitos e poderá honrar com o compromisso.

E entre os parâmetros usados pela CEF para a liberação do crédito há:

– A Caixa financiaria até 70% do valor para contratos do tipo PRICE e até 80% do imóvel para os do tipo SAC;

– Se tratando dos contratos PRICE, há um prazo de até 240 meses para a realização do financiamento, enquanto isso, nos contratos SAC esse prazo é de até 360 meses;

– A Caixa permite que o interessado comprometa até 30% da sua renda com o financiamento;

– Há como escolher diferentes métodos para aplicar a taxa de juros como: de 2,95% a 4,95% + IPCA (taxa de inflação); de 8% a 9,75% (que é o prefixado); de 6,50% a 8,50% + Taxa Referencial (TR);

– Porém o máximo que se pode financiar pela Caixa referente a imóveis é R$ 1,5 milhão nos contratos SFH, porém sem limites no caso dos SFI.

Requisitos para ter acesso ao financiamento

Um dos requisitos para ter acesso ao financiamento imobiliário Caixa é ser maior de 18 anos. A Caixa ainda exige que o interessado não possua restrições em seu nome e que possua fonte de renda, ainda que trabalhe como autônomo (devendo comprovar a renda).

Os passos para realizar um financiamento imobiliário Caixa

Para conseguir ter u imóvel financiamento pela CEF, siga os passos que listamos a seguir.

Simulação de financiamento

O primeiro passo é a realização da simulação. Aqui é onde você fica sabendo sobre os produtos disponíveis que mais se encaixam no seu perfil e as condições de financiamento.

Para realizar essa simulação basta acessar o site da Caixa e informar os dados solicitados no formulário online.

Dos dados pessoais, é preciso informar: nome e sobrenome, endereço, renda mensal ou renda mensal familiar, se possui imóvel, quantos compradores serão, etc.

E além dos seus dados, é necessário também informar os dados sobre o imóvel que pretende financiar.

Há como realizar a simulação acessando o site oficial da Caixa pelo link a seguir: https://habitacao.caixa.gov.br/siopiweb-web/, lá basta clicar em “Simulador Habitacional”. Pessoas física ou jurídicas podem usar essa plataforma para a simulação.

Prepare os documentos

Depois da simulação e de ter encontrado um produto adequado, havendo chances de você se qualificar, agora você deve preparar a documentação para dar entrada no financiamento. Os documentos que a Caixa solicita hoje são:

– Documento de identificação com foto, tais como: RG ou CNH;

– CPF;

– Um comprovante de endereço e outro de estado civil;

– Comprovante de renda (como pró-labore, no caso de empresário, ou holerite, no caso de funcionário CLT);

– Extrato do FGTS;

– Declaração de imposto de renda;

– Carteira de trabalho.

A realização da análise de crédito

A etapa seguinte é a análise de crédito. É aqui que o banco verá se você possui condições de arcar com os seus compromissos.

O processo de análise de crédito verifica o histórico financeiro do interessado, seu score de crédito, a Caixa também analisa se o cliente pode usar o FGTS como parte do pagamento, etc.

Caso você possua uma conta na CEF que sempre movimenta, então pode aumentar suas chances de aprovação. Nesse caso, você pode ir até sus agência. Mas se ainda não é correntista, deve ir em qualquer agência para realizar o processo.

Dados do imóvel

Com a aprovação do crédito imobiliário, você já pode escolher o imóvel que deseja adquirir. Mas tome o cuidado de ir em busca de imóveis que tenham regularização, pois se não for assim a Caixa não liberará o crédito, ainda que o financiamento seja aprovado.

É necessário que esse imóvel não possua nenhuma pendência, pois a CEF não autorizaria a compra.

Avaliação do imóvel por um profissional

O próximo passo é a realização de uma avaliação técnica do imóvel por um especialista contratado pela Caixa. Nesse processo é levado em consideração o estado de uso do imóvel e também questões como o preço de venda. É um engenheiro quem fará esse processo.

Mais um passo importante, dentro disso, é que a CEF fará uma avaliação dos documentos do imóvel. É necessário solicitar ao vendedor esses documentos atualizados. Com isso, o profissional emitirá um laudo técnico do imóvel.

Contrato de financiamento imobiliário Caixa

Ao concluir corretamente cada uma das etapas anteriores, o próximo passo é a assinatura do contrato de financiamento. Nesse ponto, tanto o contratante do financiamento quanto o dono do imóvel que o está vendendo precisam comparecer na agência para assinarem o contrato.

Com isso, basta agora que você, como o novo dono do imóvel, faça o registro dele no Cartório de Registro de Imóveis. Esse processo, no entanto, possui um custo distinto em cada estado.

Daniela Fergulho
Daniela Fergulho

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo, ela dedicou os primeiros anos de sua carreira a trabalhar em pequenos jornais impressos regionais. Atualmente, ela atua como redatora em renomados portais de conteúdo, onde desenvolveu uma vasta experiência e habilidade em pesquisa. Especializada em economia, finanças e investimentos, ela se destaca por seu profundo conhecimento e competência nesses temas.

Artigos: 110