Vagas para Jovem Aprendiz abertas! Prefeitura do RJ divulga oportunidades – Notícias Curiosas

Vagas para Jovem Aprendiz abertas! Prefeitura do RJ divulga oportunidades

Anúncios

Por todo o Brasil estão sendo disponibilizadas novas oportunidades para o programa Jovem Aprendiz. Com essas vagas, milhares de jovens estudantes de todas as regiões vão poder se tornar jovens aprendizes e ingressar no mercado de trabalho. Agora foi a vez da prefeitura do Rio de Janeiro anunciar as oportunidades que vão contemplar diversos jovens que nunca tiveram a chance de trabalhar.

As vagas de Jovem Aprendiz no Rio de Janeiro estão abertas e as inscrições estão acontecendo por telefone. Quer entender melhor e ficar sabendo como você também pode participar? Leia todos os detalhes que nós trouxemos a seguir.

Anúncios

Vagas Jovem Aprendiz no RJ

No início do mês, a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro anunciou as novas vagas de Jovem Aprendiz, todas destinadas para o setor bancário. Com essa informação, muitos jovens já podem definir se participarão ou não do processo seletivo, afinal alguns podem se interessar mais do que outros por trabalhar em bancos.

Quem já possui o interesse em fazer carreira em bancos e no futuro fazer um concurso, poderá dar o pontapé inicial através dessas vagas, pois irá adquirir uma boa noção de como tudo funciona dentro de um banco, além de poder fazer já um curso profissionalizante na área, o que contará muito para o seu currículo.

Por isso, confira todas as informações sobre essas vagas de Jovem Aprendiz no RJ e faça a sua inscrição o quanto antes.

Requisitos das vagas Jovem Aprendiz RJ

Para poder concorrer a uma das vagas, você deve estar por dentro de todos os detalhes do processo seletivo, principalmente dos requisitos que são exigidos pelas instituições bancárias participantes.

Para essas vagas, os jovens interessados devem ser de baixa renda e as famílias devem estar cadastradas no Bolsa Família ou no CadÚnico. A renda mensal da família não pode ser maior do que R$550,00. O jovem também precisa estar matriculado em uma escola da rede pública de ensino no período matutino ou noturno, ou ser bolsista 100% da rede privada. Ainda há requisito de idade: devem ter entre 15 e 16 anos e 10 meses, além de estarem cursando a partir do 9º ano na escola.

Esses requisitos são um pouco diferentes do que costumamos ver, onde a idade pode ser de 14 a 24 anos. No entanto, essas alterações são permitidas na Lei de Aprendizagem, para que sejam escolhidos aqueles jovens que realmente se enquadram e se adequam às oportunidades de trabalho que estão sendo oferecidas.

Inscrição das vagas Jovem Aprendiz RJ

Geralmente as inscrições para o Jovem Aprendiz são realizadas pela internet, mas nesse caso, também é diferente. As inscrições podem ser realizadas por telefone através dos números 2233-4836 e 2263-1422, das 9h às 17h de segunda a sexta.

Durante a ligação, além de fazer a sua inscrição, será preciso marcar um horário para comparecer presencialmente e entregar os documentos que são exigidos. Escolha o melhor dia e horário para você, lembrando que deve estar acompanhado de um responsável.

Os documentos necessários são os seguintes: documento de identidade, CPF, certidão de nascimento, comprovante de residência, declaração escolar de 2021, boletim escolar do ano anterior, extrato do Bolsa Família, Carteira de Trabalho do candidato e de todos que moram com ele.

Somente após a apresentação dessa documentação é que sua inscrição estará garantida e há maiores chances de você ser contemplado.

Jovem Aprendiz pelo Brasil

O Jovem Aprendiz acontece por todo o país e geralmente no início do ano é quando aparecem a grande maioria das vagas, sendo um momento em que é preciso aproveitar e se inscrever para vários processos seletivos. Ainda estamos em abril, portanto algumas vagas ainda devem surgir até o final do ano.

Apesar das vagas mencionadas aqui serem apenas para o Rio de Janeiro, temos certeza que nesse exato momento devem haver oportunidades em aberto para outras regiões. Uma forma simples de você descobrir é se cadastrando no portal do CIEE que coleta suas informações e te mostra as vagas de emprego conforme a sua localidade.

Há sempre novas oportunidades de Jovem Aprendiz sendo anunciadas, portanto não desista e fique de olho nas redes sociais das empresas que deseja trabalhar.

Benefícios do Jovem Aprendiz

Se tornar um Jovem Aprendiz é extremamente vantajoso e trará uma série de benefícios para a sua vida. Você começará a ter uma fonte de renda para poder ajudar em casa ou para começar a conquistar a sua liberdade financeira. Também estará se profissionalizando em um curso e adquirindo muita experiência através do estágio na empresa, o que contribuirá muito para o seu desenvolvimento como profissional.

O grande benefício em participar do Jovem Aprendiz são as novas portas que se abrem depois que você passa pelo programa. Por isso tantos jovens continuam querendo participar, afinal sabem que o Jovem Aprendiz pode mudar as suas vidas.

Claro que quem participa do Jovem Aprendiz também pode contar com os direitos trabalhistas e previdenciários que são garantidos por lei. Ao longo de todo o contrato, o Jovem Aprendiz receberá um salário de acordo com sua carga horária, vale alimentação, vale transporte, 13º salário, FGTS, férias remuneradas e ao mesmo tempo em que as férias escolares e todos os demais benefícios que a empresa pagar aos seus funcionários.

Por isso não há mais motivos para você não se inscrever e garantir a sua chance de participar do programa. Depois que você for contemplado, sua vida mudará para sempre. Você poderá concorrer de frente com outros profissionais no mercado por vagas de emprego, afinal poderá adicionar ao seu currículo a sua qualificação profissional e a experiência adquirida na empresa.

Jovem Aprendiz

Procure nas empresas de sua região se elas estão com as vagas abertas para o Jovem Aprendiz. A exigência é que empresas a partir de 7 funcionários já comecem a realizar esse tipo de processo seletivo. Além disso, os jovens aprendizes devem representar de 5% a 15% do quadro total de funcionários de uma empresa, de acordo com a lei.

Originally posted 2023-02-16 14:42:12.

Daniela Fergulho
Daniela Fergulho

Jornalista formada pela Universidade de São Paulo, ela dedicou os primeiros anos de sua carreira a trabalhar em pequenos jornais impressos regionais. Atualmente, ela atua como redatora em renomados portais de conteúdo, onde desenvolveu uma vasta experiência e habilidade em pesquisa. Especializada em economia, finanças e investimentos, ela se destaca por seu profundo conhecimento e competência nesses temas.

Artigos: 84